domingo, setembro 20, 2009
sábado, setembro 19, 2009
Escola: limita e exclui; reflexo da sociedade.
O sistema educacional, depois de séculos, assume seu dilema: não consegue definir se integra ou se marginaliza. Na verdade, a escola padroniza, isto é, uniformiza o conhecimento e exclui o diferente. Ela fecha as portas à integração e uniformiza o comportamento do estudante marginalizando a originalidade.
A escola segue um modelo cartesiano de educação, que segrega as diferentes áreas do conhecimento, sem levar em conta a intertextualidade que se espera do estudante. Tal disjunção das ciências aponta para a burocratização da escola como preparo para a sociedade excludente regida pelas regras do modelo industrial.
Esse modelo cartesiano surge com a segunda revolução industrial, que sincroniza, especializa e padroniza a sociedade produtiva. Dessa forma, a educação fica contida nesse processo como representação clara da extensão do mundo fabril.
Assim, o fluxo de conhecimento, nas instituições de ensino, assume um caráter unidirecional; as idéias fluem do professor para o aluno, em vez de circularem, sem definição de origem ou de destino, o que proporcionaria um maior grau de integração, respeitando a individualidade no corpo discente.
Entender a escola como reflexo das necessidades industriais leva à compreensão de quão ultrapassado está o sistema de ensino diante das necessidades criativas do mundo contemporâneo.
G. Tritany
sábado, setembro 12, 2009
terça-feira, setembro 08, 2009
É com um livro de História
... na mão que perco a aula de literatura para refletir sobre meus atos e perceber que em poucos dias começa uma nova maratona, que este ano é tão bem esperada e calculada. Tudo vai dar certo, porque este é o meu objetivo, e eu boto fé nele!
Enquanto isso: Alguém discute Zé de Alencar na sala de aula...
na sala de estar, Zé já foi assunto... o próximo é Mario de Andrade, aquele que criou macunaíma - que comeu todo mundo atrás e pela frente do armário...
Bateu o sinal... fui!
Enquanto isso: Alguém discute Zé de Alencar na sala de aula...
na sala de estar, Zé já foi assunto... o próximo é Mario de Andrade, aquele que criou macunaíma - que comeu todo mundo atrás e pela frente do armário...
Bateu o sinal... fui!
segunda-feira, setembro 07, 2009
Eu quero as portas lacradas...
...e o mundo parado. Esta semana é minha. uhhh e no fim de semana tem vestibular!
É uma preparação de meses para uma prova de 4 horas... Divertido. Claro, porque o meu ano tem sido isso: questões, provas, livros, cursinho...
Tudo bem, minha mente está bem preparada e devidamente relaxada após um fim de semana fora acompanhado dos amigos e de amores.
Depois eu escrevo mais. Estou com saudades da sala de estar...
Bom feriado pra vocês, o meu está sendo entre textos e livros.
Assinar:
Postagens (Atom)