terça-feira, julho 27, 2010

Você já é vacinado?

Gente, amanhã é o dia mundial de combate a hepatite, e é importante notar que o Brasil está nessa luta contra essa classe de doenças infecciosas, que mata muito mais gente do que a Aids. A hepatite viral é a inflamação do fígado causada por infecção viral. Mais frequentemente, ela ocorre em três tipos: Hepatite A, transmitida por contato fecal-oral, muito comum em ambientes rurais e entre crianças e pessoas que tiveram contato com água contaminada, ela é benigna, portanto, é curada tranquilamente.

A hepatite B é transmitida pelo contato sexual sem camisinha, por contato com sangue e fluidos corporais contaminados (saliva não conta, gente). Essa doença tem vacina GRATUITA em qualquer posto de vacinação no Brasil, e é uma vergonha ver como há pouca informação circulante sobre isso. Procurem um posto de saúde, esse vírus é resistente por várias horas ou dias no ambiente, é de fácil contágio e 20% dos casos se tornam crônicos.

A Hepatite C pode ser transmitida, principalmente por transfusão sanguínea. Existe risco de você ter contraído a hepatite C, caso tenha feito transplante ou tenha recebido transfusão sanguínea antes de 1993, quando ainda não se conhecia sobre essa doença. 80% dos casos são crônicos.

Os casos crônicos oneram o sistema de saúde em tratamentos caríssimos e violentos, que podem ser evitados pela vacinação.

Vamos lá, galera, a vacina não dói nada e você fica protegido contra uma doença muito comum e muito grave. Qualquer posto de vacinação pode aplicar GRATUITAMENTE, em todo o Brasil.

Falou.

G. Tritany