sábado, maio 22, 2010

Com os livros sobre a mesa... foi numa tarde dessas

Faço um intervalo saudável durante o estudo de anatomia...
Era pra eu estar estudando ferrenhamente agora... aparentemente, a matéria mais importante do primeiro ano é à qual eu menos tenho dado atenção. Talvez porque todo o resto seja muito corrido, e meio assustador às vezes, mas era assim que eu queria mesmo. O chato é que a qualidade de vida do estudante de medicina não é lá das melhores, a gente come mal, dorme mal; estuda muitas coisas só porque alguém que não sabe argumentar diz: vocês têm que saber, vocês vão ser médicos! Argumento assim, pra mim, indica fraqueza de conhecimento. Não conhecer aquilo com o que você trabalha é algo que eu não vou comentar, pra não ser duro demais.
Mas agora estou à minha mesa, no meu quarto (saí super cedo da faculdade –15h), estudando anatomia... Há vários livros mostrando diferentes aspectos da coxa humana, e uma imagem grande em pdf pertencente a um atlas paira na tela do meu computador, com nomes mais atualizados para as imagens dos livros. De repente, parei de escrever, senti um prazer enorme em ver que aquilo que eu imaginava se realizou. Eu batalhei muito para aproveitar essa sensação. Cursar medicina é uma coisa complicada, por causa das quebras de paradigmas, renovações na área da saúde... É preciso ter muita paciência pra entender o quanto a sociedade cobra de nós. Acham que temos que estudar infinitamente, sem direito a descanso. Bom, vou contar uma coisa a vocês: fazer medicina não é saudável. Você entra em contato com formol, inala essa substância tóxica várias vezes por semana (pelo menos aqueles que buscam estudar anatomia prática), se alimenta mal e aprende logo a fazer opções: você está cursando uma faculdade que tem 8 mil horas obrigatórias em seis anos, enquanto uma engenharia tem 3600 (menos da metade) e só tem dois períodos a menos. É claro, que o curso deles alcança em dificuldade, porque os profess... er... torturadores fazem de tudo pra que os estudantes sejam massacrados por suas provas...
Há muito pra estudar ainda hoje, mas logo que sorri de felicidade, resolvi escrever aqui. Acho que não, eu não sou essa pessoa insatisfeita que você está pensando. Eu só sou muito exigente, exigência não é insatisfação, é a busca pela qualidade e por uma condição superior. Sim, é prazeroso ver que sofrer um pouco pode fazer bem para o meu crescimento.
Que bom.
Boa noite.