domingo, outubro 24, 2010

Você ACHA que estudou muito…

Sabe quando chega o final do ano e o friozinho na sua barriga aumenta, a água bate na bunda e é a hora de mostrar tudo o que você aprendeu no vestibular? Então… Eu concordo, com toda a sinceridade da qual sou capaz, que o vestibular é injusto. Se fosse justo, não teria tanto brasileiro fazendo medicina na Argentina. O Lance é que você, por algum motivo inexplicável, não consegue encontrar o seu nome na lista de aprovados. Calma, não é tão inexplicável, você não estudou tanto assim. Mas fique tranquilo, como estava escrito na camisa de um paulista desses que passou no seu lugar: “NO STRESS, Vestibular tem todo ano”.

Tá, estou sendo muito duro, alguém pode se sentir ofendido, e a intenção não é essa. Na verdade, o objetivo desse texto é dizer que o cérebro funciona assim: ele grava as situações que você imaginou com TANTA veracidade, que você acaba tendo elas como verdadeiras. Quer ver um exemplo mais simples: sabe aquele sonho embaraçoso que você teve com algum colega de sala, e você passa metade da sua manhã se perguntando se aquilo aconteceu mesmo ou foi só sonho? Isso é o poder do seu cérebro.

Conheço gente que estudou mais do que eu, não passou pra nenhuma UF, mas talvez não estivesse tão focado no estudo quando estava com o livro na cara. O que eu estou querendo dizer é que o estudo pro vestibular é muito mecânico, então você pode ter acabado agora mesmo uma sessão enorme de questões de biologia de vestibular, e não saber responder a uma questão simples sobre o que você estudou. Isso acontece porque o tipo de estudo baseado em exercícios, principalmente aqueles de múltipla escolha, não obriga o estudante a realmente PENSAR sobre o assunto em questão. Ele permite que você “estude” enquanto ouve música ou enquanto conversa amigavelmente com a pessoa próxima a você. Por isso eu defendo as provas de questões difíceis e discursivas, pra realmente selecionar os melhor preparados, ou seja, aqueles que realmente se dedicaram, que passaram várias noites imaginando aquilo que precisavam estudar, reorganizando suas rotinas pra dedicar todo o tempo e toda a energia possíveis a brigar por uma vaga na universidade…

Sabe uma coisa que também pode enganar a sua percepção? Saca só: Mariazinha nunca estudou direito na vida. Sempre falcatruou os estudos, aí resolve fazer vestibular: Vai pra biblioteca um dia, e encontra uma amiga, que estava estudando há mais tempo. Aí ela diz: “Nossa, amiga, você TAMBÉM frequenta a biblioteca?”. Na saída para casa, Mariazinha, toda feliz, encontra um amigo: “Olha, estou exausta, passei a TARDE INTEIRA estudando ali na biblioteca … Pois é, agora venho aqui TODOS OS DIAS”; Quando chega em casa, Mariazinha diz aos pais : “Eu tenho estudado muito, mereço um descanso … Tá duvidando? Pergunta pra Aninha se ela não tem me encontrado SEMPRE na biblioteca!

Bom, já deu pra sacar que essa bola de neve não é intencional, mas ela é criada porque você passa a acreditar mesmo no que diz.

Estou contando essa história porque eu sei que também sou assim, várias vezes eu aumento sem intenção um ponto, quando conto minha rotina, assim como eu dizia que nadava TODO DIA, o que não é verdade, mesmo porque eu não tenho aula todo dia.

Só pra não perder o foco: vestibular é uma merda mesmo, é um sistema mal preparado, que não tem a menor capacidade de selecionar os mais merecedores, até porque TODOS pagam impostos e TODOS têm direito à universidade pública e gratuita! Se você não conseguiu passar dessa vez, não desista! Mas preste atenção à maneira como está estudando, pra não cair no mesmo erro; desde que eu era estudante do Colégio Militar eu ouço: Não adianta estudar MUITO, se você não estudar CORRETAMENTE.

E vamos ser sinceros, se o cara sentado perto de você puder passar pro curso que for, você também pode! Sente a bunda numa biblioteca próxima de você, ou aproveite a internet pra baixar material de estudo. E bom estudo!

G.Tritany