quinta-feira, junho 11, 2009

Viva a sua realidade, babaca!

Não estranhe a minha falta de hipocrisia. Não estranhe o meu sincero desprezo.
Agradeça por saber ler; entenda que você nunca deixará o estado de bile, nunca compreenderá a si mesmo se continuar vestindo essas mesmas calças. Ainda me é difícil começar essa pequena crítica.
Somos um grande grupo de jovens ociosos; não fazemos nada além de inventar moda - e acho que moda é o tema de hoje. Moda é uma tendência que vai e vem. A moda é a incrível capacidade que cada ser humano tem em assumir uma atitude como um hábito inerente à sua cultura. É a mesma coisa que a calça jeans e os óculos que você usa hoje e jura que usava há cinco anos, quando não era moda.
Tá me entendendo? Eu desprezo a sua hipocrisia.
Pra entender a moda, não preciso ir longe. Aliás, eu moro no melhor lugar pra isso.
Floripa é a cidade mais fantástica para se observar o fluxo das idéias. Elas passam por aqui e tornam-se comuns aos nativos e aos naturalizados daqui. Significa dizer que, nesta pequena ilha, ninguém tem identidade. Todo mudo é o que o outro é.
Quem foi o grande filósofo da atualidade que disse: voltem aos anos oitenta?
Ou melhor... você já notou que os playboys ( que serão SEMPRE playboys) e as lindas patricinhas ( que serão SEMPRE patricinhas) tinham, até ontem, uma enorme repulsa por aqueles que eles chamavam de emo - mesmo que estes nem assim pudessem ser chamados. Pra explicar direito: qualquer um que anda vestido de preto e declara gostar de roquenrou é considerado emo, punk, roqueiro ou coisa do gênero.
Voltando ao assunto: Já viu que as calças e tênis dos mauricinhos de hoje se assemelham muito ao estilo dos emos de ontem? Dá uma olhada nos óculos que eles usam!
Tem gente que edita suas fotos para envelhecê-las. Tem gente que resolveu voltar a tentar escrever certo; tem gente que não percebeu que TODO MUNDO ESTÁ ASSIM.
E me pergunta o que é que tem de errado nisso.
Eu não sei. Só sei que tem algo a ver com aqueles que se acham cool. Mas ainda tenho que pensar muito antes de escrever sobre eles.
Entenda que eu não deixo de respeitá-lo por suas atitudes de papagaio. Aliás, "atitude" - palavra que havia se tornado moda entre os que queriam exaltar sua originalidade, mesmo sem ter originalidade alguma - é uma palavra quase extinta do vocabulário do bom jovem da moda.
Quero dizer: quem é você? Você é aquele que suas experiências criaram, ou é só um monte de opiniões furadas, desconexas, incoerentes com a realidade e criadas por alguma revista semanal que você lê em vez de estar fazendo alguma coisa útil para a sua vida.
Não vou mais contar história; o importante é a casca, não a polpa da fruta. Da próxima vez eu posto uma foto e um poema sincrético qualquer.
Se você se sente ofendido, ligue para o 0800 e disque 2.
Boa noite.