domingo, abril 24, 2011

Bem mais um feriado de quarta…

A idéia de ter um feriadão emendado, que coma metade da semana produtiva é interessante, é empolgante, permite planejar milhões de folguedos e de festas privadas. Mas isso é ruim.

Vendo por um ângulo mais crítico: o feriado é a política do pão e circo. Sério, é como se o patrão dissesse: vai lá, trabalhador, encher a cara o fim de semana. É como se o trabalhador dissesse: vamos encher a cara o fim de semana inteiro. É como se o corrupto dissesse: vamos encher os bolsos o fim de semana inteiro. É como se você dissesse: vou dar uma pausa na minha vida o fim de semana inteiro.

Mas a realidade é que isso não é saudável, não é certo. Sou muito mais um feriado na quarta-feira, periodicamente. Sério: torna o trabalho muito mais light, porque quarta-feira – o auge de toda a sincronização industrialista – se torna um momento para você pensar sua semana, pensar sua vida, viver suas idéias, cuidar da sua casa, cuidar da sua família. Caramba: trabalhar de segunda a sexta das 8h às 17h não vai te levar a lugar nenhum, a não ser ao banco do ônibus no trânsito engarrafado!

Prefiro um feriado na quarta-feira, para que eu possa sair terça à noite sem me preocupar. Para que eu possa acordar um dia da semana e pegar praia, já que, via de regra, fim de semana chove. Para que eu possa respirar um pouco, sabendo que nos outros dois dias: tem trabalho, e é importante trabalhar nesses dois dias.

O feriado na quarta-feira não inviabiliza a semana produtiva industrial. Nem permite que o fim de semana “emende” nem permite que o trabalhador chegue ao fim da semana massacrado pela longa semana de luta.

Já pensou que nós vendemos 5 dias dos NOSSOS dias,semanalmente, e às vezes vendemos o resto deles também… E quando você vai ser você mesmo? Quando vai sair pra passear com seus filhos, quando vai fazer esporte? Ou a idéia é continuar nesse modelo que culpabiliza o indivíduo por não ter “sucesso na vida”?

G. Tritany