sábado, abril 16, 2011

Cara, outro dia…

… na cozinha, de papo com meu pai, enquanto ele dizia: “quando você passar nessa feira orgânica, traz mais dessa bananinha! Essa banana é muito boa.”

Agora, saca só: "essa banana é muito boa" o que isso quer dizer? essa frase compartilha uma informação evoutiva importante para a sobrevivência da espécie. Quê? É, eu acho a comunicação  uma coisa fantástica. Foi ela a maior invenção da humanidade. Da humanidade não, do GENE!

A idéia é que os indivíduos cuja genética possibilitou o desenvolvimento da linguagem, isso associado à comunicação, foram selecionados, num processo que dizimou aqueles que não eram capazes de compartilhar informações importantes à sobrevivência.

Então, dizer pra alguém que uma comida é boa significa participar, evolutivamente, do processo de sobrevivência do gene, que tem sua função evolutiva expressa na proteção daqueles que compartilham os mesmos genes com você, como explicado por Dawkins. A idéia é que você é só uma máquina de sobrevivência, que permite ao gene trocar informações com outros indivíduos, possuidores dos mesmos genes, que permitam a propagação do gene, direta ou indiretamente.

Aí, eu começo agora a indagar, se dentro dessa mesma teoria, dá pra explicar por que as pessoas trocam informações todos os dias à mesa de bar, no trabalho, em casa, na escola e nas ruas…

E isso era por causa da bananinha. Já nem lembrava mais dela.

G. Tritany